Ir ao conteúdo

Notícia: Projeto de requalificação do artesanato é aplicado em Maciel

Postado por Nízea Andrade Coelho em 02/03/2021

Texto: Vanência Magela

O prefeito Angelo Oswaldo visitou o subdistrito de Maciel para o encerramento do projeto Arte, Cultura com criatividade e Geração de Renda, no dia 25.  O projeto, que foi desenvolvido pela EMATER, aplicou-se à Associação Comunitária de Artesãos e Agricultores de Maciel e teve como parceiros a Secretaria Municipal de Agropecuária e o Ministério do Trabalho de Ouro Preto.

Objetivando proporcionar o aprimoramento dos trabalhos já produzidos pelas 15 artesãs e requalificá-los, o projeto foi realizado de 20 a 25 de fevereiro. Momento em que também foi trabalhada a criação de uma linha de novos produtos visando atingir outros mercados por meio da criatividade e inovação.

 O prefeito fala da relevância dos trabalhos e da satisfação por fazer parte desse momento: “É um trabalho sensacional que ganha cada vez mais repercussão e agora uma nova dimensão, porque estamos com professores, designer, apoiadores, recursos financeiros para a  expansão e consolidação desses trabalhos. Eu vi esse trabalho nascer lá atrás, como prefeito de Ouro Preto, e agora, outra vez como prefeito, venho participar do renascimento, do redimensionamento dessa ação que valoriza as famílias moradoras do Maciel”.

De acordo com o designer Renato Imbroisi, a experiência foi única e muito satisfatória, a julgar pela forma como as participantes encararam o desafio e abraçaram as ideias colocadas por ele. “Eu fui super atendido no que eu imaginava porque elas estiveram presentes e receptivas às ideias. Estou saindo daqui com a sensação de dever cumprido, finaliza”.

A moradora, membro atuante da Associação desde 2005, Lúcia Bento, resume sua sensação de alegria pela oportunidade: “Foi maravilhoso, uma bênção; eu sempre estou falando com as meninas, há quanto tempo a gente tá pedindo a Deus uma oportunidade dessa. Isso pra gente é maravilhoso”.

Para Luísa Barreto, presidente da EMATER, o momento foi de satisfação em poder participar dos trabalhos. “Como presidente, a minha sensação é de um orgulho enorme do trabalho que a empresa vem desempenhando e de trabalhar sempre em parceria. Eu acredito muito nas parcerias como forma de potencializar as ações e é muito bonito ver esse resultado. O produto é de muita beleza e qualidade. A gente tem certeza que alcançará muito mercado não só em Minas, mas Brasil afora”.

O secretário de Agropecuária, Fabrício Gonçalves, enfatiza o destaque do projeto. “ Em tempos de globalização, esse trabalho visa desenvolver o artesanato local com senso de pertencimento; a ideia é desenvolver um artesanato com identificação local”.

A vice-prefeita Regina Braga finaliza agradecendo e parabenizando todos os envolvidos e apreciando os trabalhos: “Quero aqui valorizar e parabenizar essas mulheres incríveis do Maciel por esse ofício maravilhoso, por esse projeto que agrega valor ao trabalho artesanal que já é tão reconhecido tanto em Ouro Preto, quanto em nosso estado e em nosso país. É um prazer enorme estarmos aqui com essas grandes mulheres, guerreiras, nesse projeto tão fabuloso”.

Galeria de Fotos

Outras Notícias